O deputado federal Nikolas Ferreira, relator do Projeto de Lei 1.283/2025 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, usou as redes sociais para pressionar o Parlamento pela análise da matéria, que trata basicamente da classificação das facções criminosas como grupos terroristas.
“Facções no Brasil que dominam territórios, impõem regras próprias, matam, aterrorizam inocentes e desafiam o Estado não podem ser tratadas como ‘grupos comuns'”, escreveu o parlamentar.
“Sou relator do PL 1.283/2025 na CCJ e deixo claro: quem atua como terrorista, será tratado como terrorista. Esse projeto atualiza a Lei Antiterrorismo e enquadra facções criminosas e milícias que espalham medo, controlam comunidades como ‘Estados paralelos’ e atacam a nossa gente. É uma resposta à altura do clamor do povo brasileiro contra o crime e a favor da lei e da ordem”, completou.
Ainda segundo o deputado, a tramitação do PL depende da celeridade dos colegas da Câmara. “É por isso que solicitei ao Presidente da CCJ, Dep. Paulo Azi, que paute este PL ainda esta semana. O Brasil não pode esperar mais”, concluiu.