O jornalista Allan dos Santos dirigiu-se, na tarde da última terça-feira (23 de setembro), à frente da residência oficial da missão brasileira junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos. O local serve de hospedagem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua participação na Assembleia Geral da ONU.
Com um aparelho celular, dos Santos registrou imagens do exterior do prédio e dos agentes de segurança federais que fazem a proteção do local. Em suas gravações, visíveis em seus canais nas redes sociais, o jornalista fez declarações direcionadas à equipe de segurança. “Está cheio de PF e ninguém quer me prender. Estou aqui!”, afirmou.
Allan dos Santos reside atualmente nos Estados Unidos e é alvo de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2021. O mandado foi emitido no âmbito do inquérito que investiga a atuação de supostas “milícias digitais” e a disseminação de supostas notícias falsas. Por não estar no Brasil, dos Santos é considerado foragido pela Justiça brasileira.
Durante a mesma ação, o jornalista também filmou profissionais de imprensa credenciados e funcionários da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) que estavam no local, chegando a se reportar ao Brasil como uma “ditadura”.
Em determinado momento, ao observar a passagem de uma família que aparentava ser judia, dos Santos dirigiu-se a eles e declarou: “Lula odeia judeus. Ele apoia o Hamas”. A declaração faz referência a críticas recentes feitas por grupos internacionais ao governo Lula referente ao conflito entre Israel e Hamas.
O material produzido por Allan dos Santos durante o evento foi divulgado em suas plataformas digitais, onde mantém atividade regular, vem como por uma quadro da revista Oeste. Assista:
⚠️ GRAVÍSSIMO: Extremista Allan dos Santos oprimindo policiais federais e autoridades brasileiras nas ruas de Nova Iorque. Ataque a soberania e ao estado democrático de direito foi registrado hoje em frente a sede da ONU. pic.twitter.com/3fpjU315BM
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) September 23, 2025