O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro acabou de compartilhar uma carta oficial, enviada pela Casa Branca diretamente para ele, onde o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifesta indignação contra o que classificou como julgamento “injusto” contra o capitão do Exército.
O documento é mais uma manifestação do governo americano contra a Justiça e o governo brasileiros, servindo como uma sinalização clara de que a Casa Branca poderá reagir de forma ainda mais dura, política e economicamente, contra o Brasil, caso Bolsonaro seja condenado à prisão.
Na prática, trata-se de mais um recado do governo americano para o governo Lula e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segue, abaixo, a íntegra da carta:
“Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.
É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Sinceramente,
Donald J. Trump
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Quinta-feira, 17 de julho de 2025”