O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, usou as redes sociais para mandar uma indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no tocante à taxação anunciada pelo presidente americano Donald Trump contra o Brasil, impondo às terras tupiniquins uma alíquota de 50%.
“Acabo de me reunir com Gabriel Escobar, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília. Conversamos sobre as consequências da tarifa para a indústria e agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas”, publicou o governador.
Ele completou: “Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa.”
Dito isto, Tarcísio reforça as críticas da oposição quanto ao posicionamento de Lula sobre a reação de Trump. O petista, por sua vez, em vez de adotar um tom apaziguador, tem reagido com ironias e críticas ao governante americano, diminuindo às chances do Brasil reverter a altíssima taxa de 50% sobre os produtos exportados para os EUA.
A taxação de 50% sobre os produtos brasileiros faz com que os compradores americanos optem por outros fornecedores, o que impacta diretamente a cadeia produtiva nacional, podendo ocasionar desempregos e inflação.