Viralizou nas redes sociais o trecho de um discurso feito pelo então procurador-geral de Justiça (PGJ) do Estado de Minas Gerais, Darcy de Souza Filho, durante a cerimônia de transmissão do cargo para Jarbas Soares Júnior, que tomou posse na segunda-feira (12) e ficará à frente do Ministério Público até 2024.
“Surge uma pergunta que não quer calar: o que o Ministério Público mineiro, e quiçá de todo brasileiro, espera de vossa excelência?”, perguntou Souza Filho para novo procurador-geral, Soares Júnior, completando em seguida:
“Com a liderança que exerce, vossa excelência, junto aos procuradores-gerais de todo país, e amparado na expressiva votação que obteve junto à classe no último pleito, como fiscal da lei esperamos que vossa excelência resgate, primeiro o império da lei e da ordem democrática, vilipendiada e atropelada pelo ditador de Brasília”.
Após ser aplaudido pela plateia, Souza Filho continuou: “E que vossa excelência restabeleça o orgulho de ser promotor de Justiça; que vossa excelência resgate e faça prevalecer as nobres e fundamentais prerrogativas do Ministério Público no processo acusatório, usurpadas pela autoridade apontada.”
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais por críticos do ministro Alexandre de Moraes, como o jornalista Rodrigo Constantino. Jarbas Soares Júnior foi o escolhido pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), para assumir o novo mandato na procuradoria-geral do estado.
Em seu discurso, Soares Júnior criticou as manifestações que o correm pelo Brasil, indicando que, diferentemente do que pediu Souza Filho, endossará as medidas tomadas por Moraes contra os protestos em frente aos quartéis do Exército Brasileiro.
“Democracia é o governo da maioria, eleito por voto popular. Não importa se foi formada por 10 milhões de votos ou menos de 2% deles. Os problemas da democracia só podem ser resolvidos pela democracia. Nunca por quartéis, por fardas e canhões”, disse o novo procurador-geral de Minas Gerais. Assista: