Na terça-feira (13), internautas passaram a citar de forma massiva, por meio das redes sociais, o nome do general Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército Brasileiro, numa tentativa de exercer pressão sobre o militar, visto por muitos como uma “peça-chave” no atual cenário político nacional.
Essa visão parte da expectativa criada pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto a uma possível reação militar contra o resultado das eleições 2022, que ainda não foi reconhecido explicitamente pelo chefe do Executivo, muito embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tenha oficializado a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a sua diplomação no último dia 12.
Como forma de pressionar o general, internautas estão compartilhando o trecho de um discurso feito por ele no Dia do Soldado, em 25 de agosto passado, durante uma cerimônia militar que também contou com a presença do presidente da República.
“General Freire Gomes, suas palavras serão postas à prova”, comentou um internauta, dizendo que “homens e mulheres de bem” contam com a lealdade do militar e sua tropa. No trecho do discurso compartilhado, o comandante ressaltou a “grandeza de nossa nobre missão”, referindo-se ao Exército.
“Soldado Brasileiro! Se, em algum momento, verdades transfiguradas, notícias infundadas e tendenciosas ou narrativas manipuladas tentarem manchar nossa honra, na vã esperança de desacreditar a grandeza de nossa nobre missão, lembrem-se de que a calúnia jamais maculou a glória de Caxias”, disse na ocasião o comandante do Exército.
“O bravo guerreiro demonstrou que seu coração de pacificador era ainda maior que a formidável têmpera de sua espada invencível”, destacou o general, que completou:
“Que a legalidade, a legitimidade e a estabilidade continuem como valores centrais, sempre em respeito ao povo e a nossa amada Nação. Lembremos que não há liberdade sem soberania, a qual para ser mantida, necessita de um Exército forte, capaz e respeitado”. Assista: