O doutor Ives Gandra Martins, considerado por muitos o maior jurista do Brasil e um dos maiores do mundo, participou da audiência pública realizada nesta quarta-feira no Senado Federal, onde é tratado o tema da fiscalização e transparência das eleições no Brasil.
De acordo com o professor, “estamos vivendo insegurança jurídica máxima” no país, devido ao modo como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão atuando na mais alta instância judicial.
Gandra disse que os ministros estão agindo como se dissessem “quem não pensar como nós, poderá ser punido”. Ele explicou que “não foi isso o que se debateu na Constituinte” de 1988.
“Hoje nós estamos vivendo essa insegurança jurídica máxima. A Suprema Corte, que era considerada a instituição mais respeitada do país, hoje os ministros não podem sair na rua, porque são xingados publicamente, o que é uma pena”, disse ele.
“Porque são ministros competentes, mas a escola que adotaram, se entendendo como [se fossem] os verdadeiros representantes da democracia…. nós vemos hoje que a liberdade de expressão está sendo censurada… o que é pior, a democracia passou a ser um conceito.” Assista: