A lista de pessoas incorporadas à equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva chama atenção pelo número de pessoas que foram ou estão sendo investigadas na Justiça. Ao todo, são 67 investigados por motivos diversos, a maioria ligada à operação Lava Jato, pela qual o próprio petista chegou a ser condenado, indo parar na prisão.
O maior escândalo de corrupção no Brasil e em toda a América Latina persegue o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus principais líderes. O caso Odebrecht, as propinas na Petrobras e a operação Lava Jato apontaram uma gigantesca rede que manchou para sempre a história política de partidos, políticos e empresários.
Apesar das inegáveis manchas no currículo, Lula da Silva quase foi beatificado pela imprensa local e internacional durante a campanha. Mas, apesar disso, a equipe de transição avança para que no dia 1º de janeiro ele seja empossado novamente como presidente do Brasil, enquanto milhares de pessoas protestam nas ruas do Brasil contra a sua nomeação.
Mas, sem ter tomado posse, já se desenha um governo complicado, que não só terá resistência na Câmara e no Senado, como também terá que lidar com um passado pontuado por múltiplos escândalos de corrupção impossíveis de apagar. Com informações: PanamPost