O deputado federal e cientista político Marcel van Hattem subiu à Tribuna da Câmara dos Deputados para criticar como o Parlamento tem reagido diante do que ele considera interferências por parte dos outros poderes, especificamente do Judiciário.
“Até quando?! Há anos o Parlamento vem sendo humilhado por decisões monocráticas e inconstitucionais de outros Poderes”, disparou o parlamentar, criticando em seguida as decisões que baniram das redes sociais os perfis de personalidades e até alguns deputados federais.
“Agora, parlamentares e cidadãos brasileiros estão sendo censurados, mas a Câmara nada faz. Estamos de joelhos diante de outros Poderes. É vergonhoso!”, destacou. “A humilhação do Parlamento não tem ideologia, vai da esquerda à direita, e vale para as duas casas: a Câmara e o Senado, completamente inerte.”
Em outro momento, Marcel van Hattem lembrou de temas sobre os quais a Câmara deveria legislar, mas continua omissa. “A Câmara não poderia ter aceitado o fim da prisão após condenação em segunda instância”, disse ele.
“Deveríamos ter corrigido a equivocada decisão do STF por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição – mas ela não anda há quase dois anos por falta de ação da própria maioria parlamentar.”
“A Câmara consentiu por maioria de votos com a prisão inconstitucional de um deputado que detém imunidade parlamentar. Deixou o Supremo interferir na discussão do Parlamento de maneira a influenciar no placar de votações importantes. Até quando?!”, diz o deputado. Assista: