A reação às palavras do deputado Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, sobre as refugiadas ucranianas, provocou um protesto realizado ao ar livre, onde um coletivo feminista ateou fogo em um boneco com a foto do parlamentar.
No vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ouvir o grupo gritando por “justiça” ao fundo, bem como “queima”, em referência ao espantalho. Não obtivemos informações detalhadas sobre o dia e o local do protesto.
Pelas redes sociais, Mamãe Falei disse estar sentindo medo de sair nas ruas, após a forte repercussão negativa contra os seus comentários sexistas e discriminatórios em relação às ucranianas. Em áudios vazados na semana passada, Arthur disse que as refugiadas “são fáceis, porque são pobres”, referindo-se à relação sexual.
Em um áudio enviado a seguidores, Mamãe Falei pediu ajuda para esclarecer uma acusação de estupro feita contra ele em 2016, do qual foi absolvido. Segundo o parlamentar, estariam resgatando esse episódio para dar continuidade ao seu “linchamento” público.
“Pela primeira vez na minha vida, eu realmente estou com medo de sair na rua. Só falta agora as pessoas acharem que sou um estuprador de uma criança de 16 anos”, comentou na gravação, segundo O Globo.
“Agora estão levantando uma falsa acusação de estupro contra mim que eu já ganhei na justiça. Em 2016 fiz um vídeo sobre a PEC do teto em uma escola no Paraná. Era plena luz do dia e havia mais de 50 pessoas com celular filmando. Me agrediram, destruíram minha câmera e um advogado petista induziu duas meninas e me acusarem de estupro”, disse o deputado ao se referir ao caso.
“Na delegacia, elas se recusaram a fazer exame de corpo de delito porque obviamente nem encostei nelas. Desistiram da acusação de estupro e então acusaram que passei a mão nelas, mas como tudo foi gravado, provei mais uma vez que jamais encostei nelas”, completou Arthur. Assista: