Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

Moro sobre vacinação de crianças: “Ao governo cabe disponibilizar com urgência”

Moro sobre vacinação de crianças: "Ao governo cabe disponibilizar com urgência"

Foto: reprodução/Google

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, usou as suas redes sociais para se manifestar sobre a polêmica envolvendo a vacinação de crianças. Segundo o atual pré-candidato à presidência da República, apesar das estatísticas apontarem que o público pediátrico não compõe o grupo de risco, os medicamentos devem ser disponibilizados com “urgência”.

“Ao governo cabe disponibilizar com urgência” as vacinas, afirmou Moro, destacando que a medida pode ser tomada após a autorização feita pela Agência de Vigilância Sanitária do país, a ANVISA, com relação à solicitação feita pela fabricante da Pfizer.

“A vacinação das crianças contra o coronavírus foi liberada pela Anvisa, que atestou, tecnicamente, sua segurança e eficácia. Ao Governo cabe disponibilizar a vacina com urgência e não privar os pais de decidirem o que é melhor para seus filhos”, defendeu o ex-ministro.

O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que a decisão sobre a compra de imunizantes para o público infantil só ocorrerá em 5 de janeiro, após uma consulta pública sobre o tema, incluindo a opinião de mais especialistas.

Em resposta ao ex-ministro, internautas dividiram opiniões: “Que esperar do cara que se manifestou a favor da polícia estadual, a mando dos governadores, bater em senhoras isoladas em praças e em mães e filhas sozinhas na praia… Não poderia esperar nada diferente. Que ideia idiota foi essa de entrar na política, a conja errou mais essa [sic]”, disparou um seguidor.

“Isto é aplicável APENAS para vacinas que tiveram seu ciclo de pesquisa formalmente concluído em campo científico, e não em caráter emergencial como TODAS que estão sendo aplicadas. Nem os laboratórios assumem, em contrato, a responsabilidade pelos riscos colaterais futuros”, argumentou outro internauta.

Alguns usuários também defenderam a vacinação infantil, concordando com o ex-ministro. “Se a vacinação foi liberada pela Anvisa, vacinem os filhos de vocês! Quanta ignorância”, pontuou um seguidor. Outro usuário sugeriu que a vacinação deva ser obrigatória:

“A vacinação de crianças é obrigatória no Brasil. LEI Nº 8.069/90 (ECA) Art.14 (…) § 1° ‘É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.’ O descumprimento pode acarretar sanções aos genitores, inclusivamente a perda do poder familiar.”

Exit mobile version