20.5 C
Brasília
Sábado, 21 Maio, 2022

Projeto Brasília Iluminada estará de volta a partir do dia 22 de dezembro

Agência Brasília – Após o sucesso no ano passado, o projeto Brasília Iluminada está de volta. A segunda edição terá início em 22 de dezembro, quando será lançada a infraestrutura de 415.770 metros quadrados de área enfeitada que vai se estender do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, até a Igreja Rainha da Paz, no Eixo Monumental. Pelo segundo ano, será implementado um modelo de gestão sustentável de todo o evento, em acordo com a certificação ISO 20.121.

Serão 30 dias de arte, magia e luz para o brasiliense celebrar as festas de fim de ano em um evento gratuito, contemplativo, com programação cultural e ações sociais. O projeto foi anunciado na tarde desta quinta-feira (16) pelo secretário de Economia, André Clemente, durante coletiva de imprensa no Salão Branco, do Palácio do Buriti. Segundo ele, a iniciativa do GDF vai reunir esforços de vários órgãos.

Em 2021, o Brasília Iluminada será maior, resultado da boa repercussão da primeira edição. “Neste ano, haverá a maior densidade de ornamentação, o que gerará mais pontos de visitação do público”, avalia André Clemente. “Não é só uma colocação de lâmpadas, mas uma decoração de Natal contemplativa e que permite o acesso de toda a população”, completa.

A ambientação, que poderá ser visitada até 20 de janeiro, será dividida em 11 eixos: Torres/Pórticos; Brasília Encantada (composta pelo Lago de Brasília e o Eixo Central); Árvore Sonho e Realidade (com árvores decorativas); Espaço Luz (com velas gigantes); Quadrante dos Presentes (espaço instagramável); Complexo do Buriti (com projeção visual no anexo); Espaço da Solidariedade (montado para receber doações); Espaço Artesanato (com revezamento de artesãos no local); Luz do Mundo (presépio interativo); Céu de Brasília Cultural (espaço de shows); e Trenó Luz (carreta que reproduz um trenó com cenário de Natal e Papai Noel).

A abertura será na próxima quarta-feira (22). No mesmo dia, o governo entrega a Praça do Buriti, que passou por reforma e recuperação das fontes. A área terá uma árvore luminosa com palavras ligadas aos sentimentos do período natalino e pequenas árvores iluminadas que imitam ipês, além de contar com a projeção visual no anexo do Palácio do Buriti que se transformará numa grande televisão com a transmissão de vídeos.

Apesar de a estrutura estar montada no centro da capital federal, as 33 regiões administrativas do DF contarão com a passagem do Trenó Luz, levando a comemoração natalina para toda a população da cidade.

- Publicidade -
Última notícia
- Publicidade -
Veja também:
close